Você sabia que o ciúme entre irmãos pode ser bom?
Quando uma mulher engravida pela segunda vez, é natural que o primeiro filho tenha ciúmes do irmão mais novo. Isso acontece porque, até aquele momento, o foco de atenção dos pais estava exclusivamente direcionado para ele. Essa pode ser uma boa oportunidade para criar valores importantes no seu filho.
“Ao descobrir que está grávida, prepare o primogênito para a chegada do irmãozinho. O ciúme entre irmãos é saudável e tem que existir. Ao interagir com o irmão caçula, a criança aprenderá a dividir o colo da mãe e o amor dos pais. Ela terá que aprender a lidar com isso”, orienta Salete Sanches Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana.
O irmão mais velho pode sofrer ainda mais quando o bebê está internado na UTI neonatal. “A mãe de UTI fica muito dividida. Isso é uma das causas que as deixam piores, pois tem um filho em casa e outro internado. Essa situação é conflitante. A mãe se sente culpada, chora pelo filho que está em casa e pelo filho que está na UTI”, explica. Para minimizar o sofrimento do filho mais velho, Salete recomenda que a mãe aproveite ao máximo o tempo que tem com o primogênito. “O pouco tempo em que estiver com o filho que está em casa, que seja com qualidade”.
Uma dica importante é garantir que o filho mais velho tenha mais atenção do pai. Ele deve explicar para a criança que ela não deixou de ser amada. Tente evolvê-la no cuidado com o irmãozinho. Essa é uma boa maneira de aproximar seus filhos.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624