Cálculo urinário na gestação: o que fazer?
.
O Hospital e Maternidade Santa Joana estruturou recentemente um serviço especializado no tratamento de gestantes com cálculo urinário. Sob a responsabilidade do urologista Dr. José Luis Chambô, o serviço auxilia no diagnóstico e no tratamento dessa ocorrência.
O primeiro passo é tirar a paciente do quadro de dor. Controlado este aspecto, o serviço realiza ou indica os procedimentos de diagnósticos necessários para a confirmação e a localização do cálculo. Dr. Chambô explica que, no primeiro trimestre da gestação, terapias que utilizam raios-X são proibidas. Já no segundo e terceiro trimestres da gestação, alguns desses procedimentos são administráveis. Da mesma forma, a opção pelos exames de tomografia passa a ser válida em alguns casos, desde que avaliados por especialistas e discutidos para a utilização da menor dose de radiação possível.
Cálculos localizados nos ureteres, anteriormente, eram um grande desafio nesse tipo de ocorrência. Hoje, maternidades como o Hospital e Maternidade Santa Joana são capazes de retirá-los por meio de técnicas minimamente invasivas. O uso de ureteroscópios finos permite a remoção do cálculo durante a gestação, preservando a integridade do bebê e a qualidade de vida da paciente, que deixa de conviver com a dor e com o uso continuado de analgésicos.
Um dos principais benefícios deste serviço está no alto grau de especialização da maternidade. Procedimentos como este podem ser realizados em hospitais gerais, mas naturalmente expondo a paciente a outro tipo de ambiente. “Ao tratar seu cálculo urinário em uma maternidade especializada, como o Santa Joana, a gestante estará sob os cuidados de uma equipe multidisciplinar, capaz de realizar procedimentos altamente especializados, em um ambiente menos exposto”, comenta Dr. Chambô. Ter um serviço como este na maternidade é incorporar o melhor da medicina nos cuidados para gestantes e seus bebês