Gestantes internadas têm mais ansiedade?
Sim! Nenhuma gravidez é um período totalmente tranquilo e sem crises emocionais. A ansiedade de esperar pelo parto é bastante comum e atinge a maioria das mulheres. Gestantes internadas por algum tempo ficam ainda mais ansiosas.
“É muito difícil ficar deitada num quarto, esperando tudo acontecer. Ficar parada não é a rotina de muitas, pois nos dias de hoje a mulher é muito ativa. Durante a internação dessas gestantes, tento deslocar e trabalhar o emocional enfatizando a atenção para o bebê, minimizando a ansiedade e os medos”, explica Salete Arouca, psicóloga do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Para não pensar exclusivamente na situação de risco, a psicóloga recomenda que a gestante planeje o futuro. “Muitas vezes, oriento a pegarem o laptop para ver o enxovalzinho do bebê”, para que elas mudem o foco, assim a ansiedade diminui, exemplifica Salete. Procure conversar sobre outros assuntos com o seu companheiro. Isso distrairá a sua atenção e será importante para aproximar ainda mais o casal.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624