É comum ter sangramentos na gravidez?
Não. Durante a gravidez, o organismo da futura mamãe passa por tantas transformações que fica difícil para algumas mulheres identificar os sintomas que não são comuns nesse período. Um bom acompanhamento pré-natal é fundamental para evitar complicações e buscar orientações sobre as mudanças que estão ocorrendo com o seu corpo.
“O sangramento na gravidez não é considerado normal, mesmo sem dor. Toda vez que ele surgir, a gestante deve procurar o obstetra ou um pronto socorro com obstetras de plantão”, explica Dra. Carla Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em consultoria para o site Vila Mulher. Geralmente, os médicos classificam essa complicação em sangramentos da primeira metade e da segunda metade da gestação, de acordo com as causas mais comuns.
No começo da gestação os motivos mais comuns de sangramento são: abortos, gravidez ectópica (que ocorre fora do útero) e doenças do trato inferior (vasos, lacerações químicas, pólipos, entre outras). Já na segunda metade da gravidez as causas mais comuns dos sangramentos são: descolamento da placenta, baixa inserção da placenta e doenças do trato inferior.
Algumas doenças podem causar sangramento durante a relação sexual. Por isso, consulte o seu obstetra para saber se a sua vida íntima prejudicará o andamento da gestação.
Leia a matéria original, aqui.
Fonte: Vila Mulher
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624