É comum ter prisão de ventre na gestação?
Boa parte das mulheres tem prisão de ventre durante a gestação. Esse sintoma é causado pelo aumento do útero – que acaba comprimindo o intestino. O aumento do hormônio progesterona também deixa o intestino mais preguiçoso.
Os médicos recomendam que a grávida evacue diariamente, ou até, em dias alternados. Se isso não acontecer, deve procurar a orientação de um especialista. “É comum a paciente apresentar hemorroida interna ou externa, pois devido ao efeito compressivo e o ressecamento das fezes, ela faz mais força para defecar”, explica Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, em consultoria para a Revista Crescer.
A boa alimentação é a principal maneira de regular o funcionamento do seu intestino. Coma alimentos ricos em fibra, como arroz integral, barrinhas de cereal, verduras e legumes. Evite alimentos muito condimentados. Uma dica importante é fracionar as refeições, comendo pequenas porções a cada três horas.
A hidratação também é essencial. Os médicos recomendam que a futura mamãe tome, pelo menos, dois litros de água por dia. Existem laxantes indicados para gestantes. Eles devem ser usados apenas nos casos mais graves, sob recomendação médica.
Leia a matéria original, aqui.
Fonte: Revista Crescer
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624