Você conhece a Shantala?
A Shantala, técnica de massagem que surgiu na Índia, é muito utilizada no Brasil para aproximar a mãe de seu bebê. O vínculo criado entre o massageado (bebê) e quem o faz (pode ser o pai, mãe, avós, etc) é de extrema importância para a criança e pode ser aplicada em bebês a partir de um mês de idade, e não antes disso.
Após aprender a técnica da Shantala, deve-se criar uma rotina para se fazer a massagem, isto é, ela deve acontecer sempre no mesmo horário, de preferência ao anoitecer. Isso porque, após recebê-la, o bebê deve tomar um banho de imersão (banheira ou ofurô) para se acalmar ainda mais. Depois ele deve ter um soninho reparador.
Durante a aplicação, outro ponto importante é o óleo a ser passado no corpinho do bebê. Ele deve ser vegetal (extraído das plantas) e não mineral, vindo do petróleo. Os melhores são os de amêndoa-doce, coco, girassol e uva.
Os benefícios que essa massagem proporciona são diversos, entre eles a sensação de bem estar e calma. Ao receber o “toque”, o bebê sente-se mais seguro e acolhido. Os estímulos que eles recebem através do toque produzem endomorfinas, hormônios neurológicos que reforçam sensações de amor, calor e amizade.