Entenda os riscos de uma gravidez tardia
Com os avanços da medicina e a mudança no papel das mulheres na sociedade contemporânea, elas estão engravidando cada vez mais tarde. Essa gestação pode trazer riscos para a mulher e para o bebê, que, muitas vezes, os pais desconhecem.
“Na verdade, a taxa de ovulação da mulher, mesmo que ela ainda menstrue todo mês, vai decrescendo levemente por ano, de 35 a 40 anos. A partir desta idade, a diminuição da taxa aumenta muito, tal como os riscos de malformações e síndromes cromossômicas”, explica Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra e diretor de Relacionamento Médico do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Segundo o especialista, isso acontece porque o ovário libera óvulos de maneira irregular. “Aumentam óvulos que gerarão bebês com síndromes, aumenta com uma liberação irregular o número de múltiplos (de gêmeos e trigêmeos espontâneos)”, esclarece.
As gestações tardias devem ter um acompanhamento pré-natal ainda mais próximo. Procure um bom médico e uma instituição capacitada para lidar com todas as possíveis complicações dessa gestação.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624