Você sabia que o aleitamento materno é importante em caso de tragédias naturais?
É bastante comum ouvir falar de todos os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê. Mas também é grande a importância do leite materno em níveis populacionais. Dra. Clery Bernardi Galacci, neonatologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, explica como esse alimento pode ajudar no caso de desastres naturais.
Todos os anos, ouvimos falar de desabamentos, enchentes, terremotos e outras tragédias que acabam com a vida de muitas pessoas. Para os recém-nascidos, é ainda mais difícil sobreviver a essas condições precárias de moradia e saneamento depois de um acidente natural.
A contaminação dos alimentos é um dos principais inimigos dos recém-nascidos que tentam sobreviver nesse ambiente devastado. “A nível populacional, nessas grandes tragédias, temos um aumento da sobrevida de bebês quando estão aleitados em 60% em relação a bebês não amamentados. O pessoal manda leite em pó, mas como preparar esse leite? Como fazer para esterilizar essa mamadeira?”, questiona a neonatologista.
Diante de todos os benefícios individuais e populacionais do aleitamento materno, é fundamental fazer de tudo para que seu bebê continue mamando até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida. O leite materno é o melhor alimento para qualquer bebê recém-nascido.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624