Lave bem as mãos e proteja-se da infecção hospitalar
As mãos são a principal porta de entrada de vírus, bactérias e fungos para o nosso organismo. Isso acontece porque elas sempre podem entrar em contato com objetos contaminados. Com a correria do dia a dia, às vezes esquecemos de lavá-las, uma prática essencial para proteger a saúde contra a ameaça de doenças causadas por infecções.
No hospital, esse gesto é ainda mais importante. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as infecções hospitalares atingem 14% dos pacientes internados no Brasil. Manter um baixo índice de contaminação não é uma tarefa simples.
O Grupo Santa Joana tem um rigoroso acompanhamento, feito pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da instituição, mantendo o índice de infecções em 0,3%. Para Dra. Rosana Richtmann, infectologista e presidente do CCIH do Hospital e Maternidade Santa Joana, lavar as mãos é a medida mais eficaz para evitar infecções. “O ideal é usar álcool em gel sempre que chegar da rua, antes de se alimentar, depois de usar o banheiro entre outros”, orienta.
Uma dica importante para as futuras mamães é levar sempre um frasco de álcool gel na bolsa. Assim, você não precisará de uma pia sempre que precisar lavar as mãos. Gestantes são parte do grupo de risco de muitas doenças, como a Gripe H1N1. Proteja a sua saúde e de seu bebê, com um gesto simples. Lave as mãos!
Fonte: Saúde Web
Leia a matéria completa, aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624