Minha barriga ainda está distendida! O que eu faço?
Ao retornar para casa, a nova mamãe pode se incomodar com a forma da sua barriga, que ainda parece abrigar um bebê. É comum que isso aconteça, afinal, o útero aumentou muito na gestação e terá que voltar ao seu tamanho normal. No último post da série “Em forma após a gestação”, profissionais do Grupo Santa Joana dão algumas dicas para melhorar esse problema.
Para ajudar nessa tarefa, alguns médicos recomendam que a mulher use a cinta nos primeiros dez ou quinze dias. Além dessa medida, a fisioterapeuta Liss Labate, do Grupo Santa Joana, recomenda um simples exercício de contrações abdominais. “Basta contrair a barriga, contar até dez e relaxar, repetindo o exercício três vezes por dia”, explica. A finalidade desse movimento é permitir que a musculatura do abdome comece a se fechar, e a retornar à forma antiga.
A atividade física também pode ajudar nesse processo. Segundo o Dr. Mauro Grynszpan, obstetra do Grupo Santa Joana, a atividade física tem outro benefício além da estética. “Ao se exercitar, a mulher produz endorfina, uma substância que vai trazer sensação de prazer e bem estar, ajudando a aumentar sua autoestima e combatendo os efeitos da depressão pós-parto, tão comum nas mulheres”, esclarece o médico.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624