Mulheres que já praticam exercícios físicos devem mantê-los na gravidez?
Sim. Se não houver indicação de repouso absoluto ou qualquer outra restrição médica, não há motivo para que a mulher deixe de praticar a atividade física. Na série “Em forma após o parto”, o Dr. Mauro Grynszpan, obstetra do grupo Santa Joana, dá algumas dicas de como se exercitar sem prejudicar o bebê.
Algumas adaptações na atividade física devem ser feitas. “Evite exercícios localizados na região do abdome e modalidades de alta intensidade ou de impacto, como vôlei, basquete, corrida de velocidade, entre outros. Caminhadas ao ar livre, esteira, hidroginástica, musculação leve para membros superiores e inferiores não só estão liberados como são recomendáveis”, orienta o obstetra.
A mulher já acostumada a se exercitar deve manter esse hábito durante a gestação para que ela não corra o risco de engordar mais do que deveria. Isso acontece porque o seu organismo já está acostumado a um elevado gasto calórico. O cálculo do ganho de peso ideal na gestação é dado pela seguinte fórmula: 6 quilos + 5% do peso da mulher antes de engravidar.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624