Proteja-se contra a gripe
A campanha nacional de vacinação contra a gripe, do Ministério da Saúde, acontece entre os dias 15 e 26 de abril. Gestantes, puérperas, idosos e bebês (de seis meses a dois anos) têm prioridade para tomar essa vacina, que será oferecida gratuitamente pela rede pública. O medicamento protege contra três variações do vírus da gripe, incluindo o vírus H1N1 (influenza tipo A).
Os profissionais da saúde e as pessoas que cuidam de idosos também têm prioridade. A novidade da campana neste ano é a vacinação das puérperas, mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, e dos pacientes crônicos. O Grupo Santa Joana de maternidades não apenas incentiva a imunização como também facilita a imunização de seus colaboradores no próprio local de trabalho.
A vacina da gripe tem a duração de um ano. Por isso, mesmo quem a tomou no ano passado deve ser vacinado novamente. Os efeitos colaterais são poucos (eventual dor local ou febre baixa, por exemplo), e a única contraindicação é para quem tem alergia a ovo, já que, para a produção da vacina, o vírus inativo é inoculado em clara de ovo. “A imunização durante a gravidez previne que o bebê tenha infecções graves durante os primeiros meses de vida. A vacina é preparada e partir de vírus inativo, ou seja, não desencadeia gripe ou qualquer outra complicação para o bebê, como riscos de abortamento e sangramento”, explica a Dra. Rosana Richtmann, infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital e Maternidade Santa Joana .
Além de receber a vacina gratuitamente nos postos de saúde, as pessoas podem receber a dose única da vacina nos dois centros de imunização do Grupo Santa Joana (preço sob consulta). Proteja a sua saúde e a de seu filho, vacine-se!
Clínica de Vacinas Santa Joana
R. Cincinato Braga, 37, 2º andar
São Paulo, SP
tel.: (11) 3284-8824
(11) 3287-5000
Av. República do Líbano, 900
São Paulo,SP
tel.: (11) 3887-6950
(11) 3052-5031
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624