Papais também precisam de atenção
Depois do nascimento do tão esperado bebê, as novas mamães dedicam-se exclusivamente ao cuidado do recém-nascido. Muitas vezes, elas se esquecem que o parceiro também precisa de um pouco de atenção. Enquanto a depressão pós-parto na mulher é causada por alterações fisiológicas depois da gestação; nos pais, essa tristeza e sensação de abandono está ligada a questões circunstanciais e psicológicas.
Muitos pais sentem-se esquecidos pelas mulheres e excluídos no cuidado dos filhos. Essa sensação de distância pode ser produto do afastamento sexual do casal. “Por ação hormonal, a mulher tem sua libido adormecida durante a fase de amamentação”, explica o Dr. Luiz Fernando Leite, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
A maior participação dos pais durante o acompanhamento pré-natal também contribui para essa sensação. “Hoje, o homem participa ativamente do pré-natal, criando uma parceria estreita entre o casal ao longo da gravidez. Quando o bebê nasce e a mulher se foca quase exclusivamente no recém-nascido, muitas vezes o homem se sente ‘alijado’ desse momento”, adiciona.
Para mudar essa situação é fundamental que o homem dialogue com a parceira e exponha essa situação. O casal deve encontrar maneiras para envolvê-lo nos cuidados como bebê, com a esposa e com a casa.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624