Voltar

Grávida pode trabalhar?

3 de abril de 2013

Grávida pode trabalhar?

*Imagem meramente ilustrativa. A pessoa da imagem não é um paciente do Hospital e Maternidade Santa Joana.


Sim. Se não houver restrições médicas, você poderá continuar trabalhando durante quase toda gravidez. A psicóloga Salete Sanches Arouca, do Hospital e Maternidade Santa Joana, esclarece as principais dúvidas sobre esse tema no Curso de Gestantes Online.
Para garantir que seu trabalho não prejudique o andamento da sua gravidez ou a saúde do bebê, consulte seu obstetra para verificar se há algum tipo de restrição. Tente ficar em posições confortáveis, alternando períodos em pé e sentada. Se você trabalha a maior parte do tempo em pé, converse com seu chefe. “Muitas empresas flexibilizam a questão, mudando a gestante de função nesse período, para garantir melhores condições de trabalho e menor risco de afastamento da futura mamãe”, explica a psicóloga.
Outra dica é usar sapatos baixos e roupas largas, adequadas a seu estado corporal. “Por mais que o ambiente de trabalho seja agitado, tente se preservar de excesso de barulho, condições ambientais adversas e, se possível, proteja-se do estresse”, orienta.
Se a gravidez ocorrer bem e a gestante se sentir disposta, não há limites em relação ao tempo em que pode continuar trabalhando. “Você pode requerer a licença maternidade até 28 dias antes da data estimada para o parto, mas não precisa sair com toda essa antecedência. Se você estiver se sentindo bem e com disposição, nada a impede de trabalhar até o momento de ir para a maternidade”, esclarece.
Para conhecer mais sobre este e outros temas, consulte o Curso de Gestantes Online, aqui.

Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624

© 2024 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587