Cuidado com a alimentação na Páscoa, mamãe!
A páscoa está chegando. Essa é uma época de muitas tentações para as futuras mamães. O estímulo para consumir chocolates e outras guloseimas é grande. Tenha cuidado! Além de facilitar o aumento de peso, alimentos muito gordurosos ou cheios de açúcar podem contribuir para o aparecimento do diabetes gestacional.
Segundo a Dra. Fernanda Uliana Pulzi, endocrinologista do Hospital e Maternidade Santa Joana, nessa doença, o consumo excessivo de açúcar associa-se a uma predisposição genética da gestante, causando alterações das taxas de glicose no sangue. A melhor forma de evita-la é controlar a ingestão de doces. “O ideal é consumir, no máximo, porções de até 20 ou 30 gramas por dia, mas não diariamente. O chocolate meio amargo, com 70% cacau, é o mais indicado, por apresentar propriedades antioxidantes benéficas à gestante”, explica.
Não é preciso passar vontade! “Desde que seja mantida uma dieta equilibrada, composta por frutas, legumes coloridos, entre outros, os chocolates podem ser consumidos nessas quantidades indicadas”, esclarece a endocrinologista. Para evitar que a ansiedade durante a gestação seja motivo para comer chocolates, evite guardar grandes quantidades desse produto em casa.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624