Trate a endometriose e melhore sua qualidade de vida
A endometriose pode trazer sofrimento para as mulheres durante muitos anos. Por isso, nos próximos dois dias, o Hospital e Maternidade Santa Joana ensinará como é possível diagnosticar a doença, trata-la e minimizar os incômodos trazidos por ela. As dicas são do Dr. Ricardo Pereira, ginecologista da instituição.
Descrita no século XIX, a patologia é uma importante causa da infertilidade feminina. A endometriose é caracterizada pela presença do endométrio fora da cavidade uterina. Esse tecido é produzido por toda mulher e serve para revestir o útero e prepará-lo para uma gestação. Quando não há gravidez, essa mucosa é descamada e expelida, originando a menstruação. Além de se formar na região pélvica (situação mais comum), o endométrio pode se manifestar no apêndice, no intestino delgado, no diafragma e até no pulmão.
Atualmente, com o devido acompanhamento médico, é possível minimizar bastante o sofrimento da mulher. Para isso, é preciso detectá-la o mais cedo possível. Nos últimos dez anos, o avanço nas técnicas de diagnóstico e tratamento da endometriose possibilitaram uma melhor qualidade de vida para a paciente, solucionando seu problema de fertilidade.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624