Dor de garganta também pode acontecer no verão
Geralmente, relacionamos a dor de garganta aos dias mais frios, mas ela também pode ocorrer no verão. Segundo a otorrinolaringologista do Grupo Santa Joana Dra. Roberta Pilla, os principais culpados são o ar-condicionado e os vírus respiratórios, que continuam a circular nesta época.
“Mesmo no calor, é comum atender pacientes com dor de garganta causada por infecções virais, processos inflamatórios e fatores irritativos. O verão reúne condições que favorecem esses quadros, especialmente em ambientes fechados e climatizados”, explica a Dra. Roberta. “Quando os aparelhos não passam por manutenção adequada, eles dispersam poeira, ácaros e fungos no ambiente, o que pode piorar quadros alérgicos e respiratórios, além de favorecer a dor de garganta”, completa.
Causas
Os principais causadores de dores de garganta são vírus, bactérias, processos inflamatórios (como laringite) e fatores irritativos, como ar seco, alergias, refluxo, entre outros.
Quando se preocupar
Em alguns casos, se a dor de garganta vier acompanhada de outros sintomas, é importante procurar um especialista, pois podem indicar infecções bacterianas ou complicações. São eles: febre, pus na garganta, dor de ouvido, manchas vermelhas pelo corpo, inchaço no pescoço, catarro com sangue, dificuldade para abrir a boca, respirar ou engolir, rouquidão persistente.
Tratamento
No caso de infecções bacterianas, pode ser necessário o uso de antibióticos. Já as infecções virais costumam regredir espontaneamente. Alguns medicamentos ajudam a aliviar os sintomas, como pastilhas, anti-inflamatórios e analgésicos.
“Sopas, chás, especialmente com mel e limão, boa hidratação e repouso são aliados importantes”, diz a Dra. Roberta.
Prevenção
Para prevenir uma dor de garganta, as recomendações são as mesmas em qualquer época do ano, como manter a vacinação contra a gripe em dia, evitar contato próximo com pessoas doentes, lavar as mãos com frequência e priorizar ambientes bem ventilados.
Leia também: Gestantes podem tomar vacina contra gripe?
Para ler o artigo completo, clique aqui.