Voltar
  • Home
  • blog
  • Sinais de gravidez: como reconhecer?

Sinais de gravidez: como reconhecer?

30 de dezembro de 2025

Sinais de gravidez: como reconhecer?

Circulou na internet uma nova superstição: vestir verde no Natal é sinal de gravidez chegando. Será? Na verdade, isso não passa de uma brincadeira. A verdade é que o próprio corpo dá alguns sinais de gravidez, antes mesmo do atraso da menstruação. Mas você conhece essas pistas?

Os sintomas acontecem principalmente por causa da progesterona, hormônio que atua na gravidez e no ciclo menstrual. No início da gestação, os sinais podem se confundir com uma TPM: constipação intestinal, náuseas, sonolência, cansaço, tontura, azia e mamas doloridas ou inchadas. Entre a terceira e a quarta semanas, com o atraso menstrual, fica mais fácil desconfiar de uma gestação.

A partir da quinta semana, normalmente os sinais de gravidez ficam mais evidentes, como os enjoos. Depois, a partir da sexta, vem a vontade mais frequente de urinar, inchaço, dores de cabeça, um olfato mais sensível e os clássicos desejos alimentares.

“Por conta do aumento de retenção de líquido causada pelo aumento da progesterona, as mamas acabam ficando mais volumosas, mais desconfortáveis e doloridas”, explica a Dra. Karina Belickas, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Leia também: Enjoos na gestação: o que significam e quando se tornam preocupantes?

Além da progesterona, o hormônio HCG também causa sintomas, deixando o intestino mais lento e causando náuseas, vômitos e constipação. Os vasos sanguíneos ficam mais dilatados. Assim, a pressão arterial pode cair, provocando mal-estar, tonturas e até desmaios. Também pode ocorrer a sensação de frequência cardíaca acelerada.

Os sinais de gravidez podem começar bem cedo, pois o corpo começa a se preparar já no momento da fecundação. “Nesse momento, o corpo já está produzindo uma quantidade de progesterona para garantir que o embrião consiga fazer a nidação no endométrio”, diz a Dra. Karina.

Algumas mulheres sentem estes sintomas com mais intensidade do que outras. Isso depende da sensibilidade individual aos hormônios e da velocidade com que eles aumentam no corpo. Geralmente, o pico hormonal ocorre entre 6 e 8 semanas, levando a gestante a sentir mais os sinais nesta fase.

Para confirmar a gestação, os testes de farmácia avaliam a presença do hormônio HCG na urina e geralmente podem ser feitos no primeiro dia de atraso menstrual. Os exames de sangue são mais precisos, podendo identificar o hormônio mesmo em concentrações muito baixas.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587