Voltar
  • Home
  • blog
  • Novas diretrizes da OMS sobre diabetes na gravidez

Novas diretrizes da OMS sobre diabetes na gravidez

24 de novembro de 2025

Novas diretrizes da OMS sobre diabetes na gravidez

Pela primeira vez, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou diretrizes para o manejo do diabetes na gravidez, tanto para diabetes gestacional quanto para quem já tinha os tipos 1 ou 2 antes de engravidar.

Todos os anos, cerca de 20 milhões de gestantes no mundo recebem o diagnóstico de diabetes gestacional, o que equivale a 1 em cada 6 gestantes. Se não controlada, a doença pode causar pré-eclâmpsia, parto prematuro e aumentar o risco de diabetes tipo 2 no futuro.

O diabetes gestacional acontece quando hormônios na placenta alteram a ação da insulina. Algumas mulheres correm mais risco de apresentar a condição, como aquelas com sobrepeso, idade materna avançada, histórico familiar ou que já tiveram a doença em gravidez anterior.

As novas diretrizes globais da OMS reúnem 27 recomendações, entre elas:

Alimentação adequada

Adotar uma dieta equilibrada, rica em proteínas e vegetais, reduzir o consumo de açúcar e gordura. Priorizar fontes integrais de carboidratos, com arroz e pães integrais e consumir cereais como feijão, vagem e lentilha, entre outros.

Atividade física

A recomendação de atividade física é a mesma que a indicada para gestantes sem diabetes: pelo menos 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos moderados, como caminhada, dança e natação, além de fortalecimento muscular. É importante seguir a recomendação médica e acompanhamento profissional.

Monitoramento da glicose

O autoexame da glicemia (SMBG) é recomendado para todas as mulheres com diabetes na gravidez, sempre que possível. O uso de monitor contínuo de glicose (CGM) depende do tipo de diabetes.

Leia também: Dia Mundial do Diabetes: de olho no Diabetes Gestacional

Outras orientações envolvem controle do ganho de peso, tratamento medicamentoso e diagnóstico precoce, com recomendações sobre exames e acompanhamento especializado.

“Até esse momento, a gente não tinha uma diretriz da OMS que fizesse qualquer tipo de orientação específica para as gestantes com diabetes. Essas diretrizes não representam uma mudança, mas é a primeira vez que esse assunto foi tocado de maneira tão significativa, com o objetivo de levar informação a todos os lugares de maneira uniforme”, contou a Dra. Karina Belickas, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.

Assista à reportagem completa aqui.

Categorias

Agendar visitaPrecisa agendar uma visita ou uma consulta?Quero agendar uma visita

© 2020 Santa Joana. Todos os direitos reservados.

Rua do Paraíso, 432 | CEP 04103-000 | Paraíso | São Paulo | SP | 11 5080 6000

Responsável Técnico: EDUARDO CORDIOLI | CRM: 90587