Conheça as novas diretrizes para desengasgar bebês
Em outubro, foram divulgadas novas diretrizes para desengasgar bebês de até um ano, crianças e adultos. As orientações foram estabelecidas pela American Heart Association (AHA), entidade que define os protocolos seguidos em todo o mundo em cursos de primeiros socorros.
Para os bebês de até 6 meses que só bebem leite, não há uma manobra específica recomendada. Caso o bebê se engasgue com o líquido, deve-se remover o excesso de secreções de sua boca com um papel e deixá-lo na vertical para que o líquido desça. Uma massagem leve nas costas pode ajudá-lo, se necessário.
Porém, após os seis meses, com a introdução de alimentos sólidos na dieta, há outras recomendações para desengasgar. Neste caso, também indica-se deixar o bebê na vertical. Se o engasgo persistir, é preciso deitá-lo de bruços, com o tronco apoiado pela mão, sem obstruir as vias aéreas, e realizar cinco pressões vigorosas com a parte inferior da palma da mão, em um movimento de baixo para cima, entre as escápulas.
Depois disso, o bebê deve ser colocado de barriga para cima sobre o antebraço e cinco pressões devem ser feitas entre o umbigo e o peito com a palma da mão.
Esta manobra deve ser repetida até que o corpo estranho seja expelido.
Deve-se tomar muito cuidado para não tentar remover o corpo estranho, porque isso pode acabar obstruindo totalmente a via aérea.
Para prevenir engasgos, a Dra. Clery Gallacci, pediatra do Hospital e Maternidade Santa Joana, faz as seguintes recomendações para bebês de até 6 meses: oferecer o leite com o bebê inclinado, esperar um pouco para colocá-lo no berço e, quando colocar, deixar sempre de barriga para cima. Depois dessa idade, tomar muito cuidado com a exposição de brinquedos e pequenos objetos que podem ser levados à boca.
A partir de um ano
A chamada manobra de Heimlich vale para desengasgar pessoas a partir de um ano. Agora, o recomendado é iniciar com cinco tapas nas costas e depois a compressão em cima da região do umbigo, da mesma forma que já acontecia. Deve-se alternar as cinco compressões abdominais com os cinco tapas nas costas até que a criança expulse o objeto.
Assista ao vídeo sobre o assunto aqui.