Chocolate na TPM
Comer chocolate na TPM não só é muito gostoso, como, de fato, ajuda a aliviar os sintomas deste período, como a irritabilidade e a ansiedade. Isso acontece porque o doce aumenta a serotonina, o “hormônio da felicidade”, neurotransmissor que regula o humor e a sensação de bem-estar. Durante o ciclo menstrual, as alterações hormonais estão relacionadas à queda da serotonina.
A TPM é o período de 7 a 10 dias antes da menstruação, em que a mulher apresenta sintomas físicos e psicológicos, que envolvem dificuldade de concentração, mamas sensíveis, dor de cabeça, inchaço abdominal, fadiga e alterações no apetite, além da irritabilidade já mencionada.
Leia também: Tenho muita variação de humor na TPM. Isso piorará na gestação?
Por que o chocolate?
O cacau é rico em triptofano, um aminoácido que auxilia na produção da serotonina. É, ainda, fonte de magnésio (especialmente o chocolate amargo), que atua de várias maneiras, como controlando o humor, promovendo o relaxamento muscular e reduzindo contrações uterinas que causam a cólica.
Antes de comer chocolate na TPM, é importante tomar cuidado para não exagerar na quantidade: 20g por dia é o suficiente para obter os benefícios e matar a vontade, sem atrapalhar uma dieta balanceada. A melhor opção é o chocolate que contém pelo menos 50% de cacau e o menor número de ingredientes na embalagem.
É importante lembrar que comer chocolate na TPM é uma solução temporária para os sintomas – há outros cuidados que são fundamentais: dormir bem, praticar atividade física e manter uma alimentação saudável, com suplementação de micronutrientes, conforme a recomendação médica.
Para o alívio das dores relacionadas à tensão pré-menstrual, dicas que podem ajudar são: mantenha-se hidratada, faça compressas quentes para as cólicas e evite o consumo excessivo de sal (que pode piorar o inchaço).
Leia também: Ter cólicas durante a menstruação é realmente normal? Entenda quando se preocupar
Para ler o artigo completo, clique aqui.