Mito ou verdade? Conheça 4 mitos sobre saúde
Sair no frio com o cabelo molhado não causa resfriado, engolir chiclete não é perigoso, e nem tem problema comer manga com leite. Está surpreso? Pois é, algumas histórias circulam por aí há tanto tempo e se tornaram tão convincentes que estranhamos ao descobrir que não passam de lendas. Vamos explicar o que é mito ou verdade sobre a saúde da gestante e do bebê.
Mito: mulher que está amamentando não engravida
Todo mundo já escutou que a amamentação funciona como um anticoncepcional natural. E, ao mesmo tempo, todo mundo conhece alguém que acabou engravidando inesperadamente enquanto amamentava.
Afinal, é mito ou verdade?
É fato que o ato de amamentar inibe a ovulação porque promove a liberação de prolactina, um hormônio que inibe outros hormônios responsáveis pela ovulação. Porém, a mulher pode ovular mesmo assim, principalmente se a amamentação não é exclusiva, ou seja, se o bebê já usa fórmula ou já iniciou a introdução alimentar.
Leia também: Amamentação funciona como método anticoncepcional?
Mito: banho gelado melhora a febre
Quando o bebê está com febre, colocar seu corpo quente em banho de água quente não ajudará a diminuir sua temperatura. Isso porque não haverá liberação de calor para o meio, que é a água.
Porém, banho gelado também não é a solução: é desconfortável e não resolve o problema.
Para melhorar a febre, é indicado desagasalhar a criança e providenciar um banho morno – esse sim, pode ajudar a promover a troca de calor do corpo para a água. Outras dicas são aumentar a hidratação e, conforme a recomendação médica, administrar antitérmico.
Mito: vacina de gripe causa gripe
A vacina da gripe é feita com o vírus morto, por isso não tem como causar a doença. O que causa confusão e faz este mito circular é que uma pessoa vacinada pode, sim, contrair a gripe.
Isso ocorre porque esta vacina, como todas as outras, não confere 100% de proteção. No entanto, se a pessoa tiver a gripe após a vacinação, espera-se que seu quadro seja mais leve.
A proteção do imunizante é contra três tipos de vírus da gripe, de forma que a pessoa pode acabar ficando gripada por outro vírus que não estava contemplado. Ela também pode contrair uma gripe antes da vacina fazer efeito, o que ocorre geralmente apenas 15 dias após a aplicação.
Lembramos que a vacina de gripe é segura e recomendada durante a gestação, ajudando a proteger mãe e bebê da doença.
Leia também: Gestante deve tomar vacina contra gripe?
Mito: pasta de dente alivia queimadura
Se seu filho tiver uma queimadura, corra para a torneira e deixe correr água fria. Soro fisiológico gelado também ajuda. Nada de colocar pasta de dente: isso não passa de um mito.
Remova roupas e acessórios da parte afetada e procure atendimento médico, especialmente se envolver áreas sensíveis, como rosto e genitais.
Para ler o artigo completo, clique aqui.