Já conhece o pré-natal terapêutico?
Todo mundo sabe a importância do pré-natal para uma gestação saudável, com acompanhamento obstétrico, consultas e exames de rotina. Mas você conhece o pré-natal terapêutico? É o acompanhamento da saúde mental da gestante, já que essa fase pode ser desafiadora e mexer com o emocional.
O pré-natal terapêutico pode ser motivado por fatores específicos, como complicações, comorbidades, abortos espontâneos, tentativas repetidas, gravidez não planejada ou ainda por quadros de tristeza e ansiedade.
Em alguns casos, a motivação para buscar ajuda é a angústia diante das mudanças na vida que são inerentes a qualquer gestação. Não é necessário ter uma razão específica para procurar uma terapia durante a gestação. Seja qual for o caso, o acompanhamento psicológico sempre ajuda a mulher a se sentir mais segura e amparada diante dessas transformações. Também oferece um espaço para que ela compreenda as profundas mudanças pelas quais está passando e que a maternidade não é idealizada.
O pré-natal terapêutico também poderá diagnosticar de forma precoce um quadro depressivo, por exemplo, que talvez já existisse e se intensificou na gestação, ou que começou nessa fase. Por isso, nos casos em que a gestante tem um histórico psiquiátrico, é ainda mais importante realizar o pré-natal psicológico para prevenir complicações.
Em alguns casos, recomenda-se que o acompanhamento seja feito não só pela gestante, mas também pelo parceiro, especialmente se há problemas com a gravidez.
Leia também: Cuidar da saúde mental das gestantes é investir no futuro
Procurando apoio
Uma das maneiras de obter ajuda em relação à saúde mental é buscar grupos de apoio com pessoas que estão passando por situações similares. Além disso, ter amigos e familiares por perto, com quem é possível contar, é essencial.
Mas nada disso substitui o acompanhamento profissional, que pode ser um psicólogo ou psiquiatra, idealmente especializado em questões perinatais, com experiência e formação específicas para lidar com as questões emocionais da gravidez e do puerpério.
Este profissional poderá oferecer suporte emocional, sugerir estratégias para lidar com desafios psicológicos, ajudar a lidar com as mudanças no corpo e novas dinâmicas familiares, e indicar tratamentos para depressão e ansiedade, por exemplo, que quando não tratados, podem resultar em crises, especialmente no puerpério.
O pré-natal terapêutico é, principalmente, uma ferramenta de prevenção com foco na saúde mental e emocional da gestante. O objetivo é vivenciar a gravidez de maneira mais saudável, equilibrada e fortalecida para enfrentar os desafios futuros da maternidade.
Leia a matéria completa aqui.