Ardência na vagina
Diversos fatores podem causar ardência na vagina, que geralmente vem acompanhada de irritação ou coceira. Este foi o tema da reportagem do site Minha Vida, que conversou com a ginecologista obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, Dra. Aline Calixto.
“As possíveis causas de ardência na vagina podem estar relacionadas com infecções fúngicas, como a candidíase, ressecamento da mucosa da vagina por deficiência hormonal, causado pela menopausa ou o uso de anticoncepcionais, lesões de endometriose e líquen escleroso”, explicou a médica.
A ardência pode ocorrer por si só, em decorrência de assaduras, irritação a produtos e inflamações como a vulvovaginite, por exemplo, ou acompanhada de coceira, como ocorre no caso da candidíase e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Nestes casos, muitas vezes é o ato de coçar repetidamente que provoca o ardor.
“É importante ressaltar que toda queixa de ardência vaginal deve ser avaliada por um especialista, pois o tratamento equivocado pode piorar o quadro”, disse a médica. É este especialista que poderá fazer o diagnóstico e indicar o tratamento correto.
No caso de candidíase, por exemplo, serão indicados medicamentos antifúngicos. Se estiver ocorrendo ressecamento da menopausa, podem ser indicadas a pomada vaginal hormonal e a reposição hormonal. Em alguns casos, o médico pode optar por suspender ou alterar o método anticoncepcional hormonal, que pode estar causando ressecamento vaginal e, consequentemente, a ardência. Já no caso de líquen escleroso, o tratamento pode ser feito com corticoides e anti-inflamatórios.
Para ler a reportagem completa, clique aqui.