O que fazer para evitar uma depressão pós-parto?
Sentir uma certa tristeza após o parto, misturada ao cansaço, medos e dúvidas, é normal. Mas sabemos que, em alguns casos, as angústias não passam. Pelo contrário, crescem e podem levar à depressão pós-parto.
Mas é possível prevenir a depressão pós-parto? Separamos algumas dicas para aliviar o estresse e manter o equilíbrio:
- Socializar
Boas relações têm a capacidade de aliviar o estresse de maneira rápida e eficiente. Sabemos que nem sempre é fácil manter relacionamentos após o parto, mas quando você está se sentindo deprimida e vulnerável, é mais importante do que nunca conectar-se aos seus amigos e familiares. Converse com as pessoas de quem você gosta, diga o que precisa e como eles podem te ajudar. Nem que seja para uma pessoa só: escolha aquela que não vai fazer julgamentos.
Além disso, participe de grupos. É muito reconfortante conversar com outras mulheres que estão lidando com um recém-nascido e têm sentimentos, preocupações e inseguranças parecidas com você.
- Não se esqueça do relacionamento com o parceiro/a parceira
Sim, a relação do casal muda depois que os filhos nascem. Mas, para preservar o vínculo entre vocês, é necessário dedicar um pouco de tempo e energia um ao outro. Sabemos que o estresse e a exaustão podem acabar te levando a descarregar as frustrações nessa convivência, mas lembre-se: vocês estão nisso juntos. Trabalhar como um time vai deixá-los mais fortes. Procure sempre conversar e dividir tarefas.
- Sua saúde em foco
Estudos mostram que atividade física pode ser tão eficiente quanto medicação no tratamento da depressão. Não precisa exagerar: uma caminhada diária de 30 minutos (pode ser empurrando o carrinho de bebê), já ajuda bastante. Aproveite este momento para tomar um pouco de sol, que ajuda a levantar o humor. Outras atividades, como alongamento, Yoga e meditação são eficientes para nos deixar mais calmas e com mais energia. (Antes de praticar atividades físicas, converse com seu médico.)
Não se esqueça de comer bem: além de impactar o seu humor, uma alimentação saudável tem efeito direto na qualidade do seu leite.
Conheça a consulta com nutricionista do Centro de Saúde da Mulher da Pro Matre
A recomendação mais difícil de cumprir com um recém-nascido é: durma bem. Tente descansar sempre que possível e conte com a ajuda do seu companheiro ou de outras pessoas queridas. Isso fará muita diferença no seu bem-estar.
Leia o e-book completo sobre saúde mental no período perinatal