Em que época do ano nascem mais bebês?
O site VivaBem, do UOL, publicou uma reportagem levantando essa questão: será que tem uma época do ano em que nascem mais bebês? A revista The Atlantic já falou sobre as possíveis razões para um aumento de nascimentos durante o verão norte-americano. Já aqui no Brasil, não há um consenso sobre isso.
Um levantamento da BBC News Brasil de 2019 mostrou que havia alta de até 17% nos nascimentos entre os meses de março a maio no Brasil. O Dr. Eduardo Cordioli, diretor técnico de obstetrícia do Grupo Santa Joana, que conversou com a reportagem, concorda. “O que vemos no consultório é justamente isso. Maio é o mês com mais nascimentos e, em contrapartida, em novembro e dezembro esse índice é menor”, disse.
Leia também: cuidados com o recém-nascido no verão
“No inverno, as pessoas tendem a ficar mais tempo confinadas. Isso certamente cria oportunidades e facilita a concepção”, acredita o Dr. Cordioli, já que para o nascimento ocorrer em maio, a concepção ocorre mais ou menos no final do inverno brasileiro, nove meses antes.
Independente da época do ano, a reportagem reforça a importância de preparar o corpo, fazendo mudanças no estilo de vida antes mesmo de engravidar. Isso porque iniciar uma gestação saudável ou com doenças crônicas controladas, reduz os riscos de complicações tanto para a mãe, quanto para o bebê, reduzindo também as chances de um parto prematuro.
Por isso, planejar a gravidez é muito importante. “Apenas 8% das mulheres com uma doença crônica engravidam de forma planejada, o que é um número pequeno”, disse o médico.
“A suplementação de vitaminas, como ácido fólico, e adequação de nutrição, são essenciais para que a gestação seja mais tranquila”, conclui o Dr. Eduardo Cordioli.
Leia também: como preparar o corpo na gestação
Para ler a reportagem completa, clique aqui.