Cardiopatia congênita: por que o diagnóstico no pré-natal é tão importante?
A Dra. Mônica Shimoda, coordenadora do serviço de cardiologia pediátrica do Hospital e Maternidade Santa Joana, publicou um artigo no site da Mariana Kotscho, do UOL, sobre a importância do diagnóstico precoce da cardiopatia congênita.
O artigo, publicado neste mês de Conscientização da Cardiopatia Congênita, lembra que um a cada 100 nascidos vivos é acometido pela malformação. “O ecocardiograma fetal é fundamental para o diagnóstico pré-natal, já que detecta de 70% a 90% dos casos, enquanto o rastreamento por meio do ultrassom morfológico demonstra-se falho em aproximadamente 50% dos casos”, escreveu a médica, ressaltando que o período ideal para a realização do exame é entre a 24ª e 28ª semana de gestação.
“O diagnóstico precoce é de suma importância, especialmente nos pacientes que necessitarão de alguma intervenção cirúrgica logo ao nascimento, o que acontece em cerca de 25% a 30% dos casos”, explicou a Dra. Mônica.
A médica destacou ainda a importância do alinhamento das condutas entre os profissionais das diversas áreas, que só é possível com o diagnóstico precoce. Com isso, é possível realizar o planejamento da via de parto (vaginal ou cesárea), momento mais adequado, local de nascimento com estrutura, preparo e orientação prévia dos pais.
Para ler o artigo completo, clique aqui.
Agende agora mesmo uma consulta de pré-natal. Nossa equipe médica altamente qualificada e especializada está pronta para oferecer um cuidado abrangente, incluindo exames de ultrassonografia fetal avançados, que permitem detectar qualquer anomalia cardíaca ainda durante a gestação.
Clique aqui para agendar sua consulta e tenha a tranquilidade de estar tomando todas as medidas necessárias para garantir a saúde do seu bebê desde o início.
Acreditamos que um diagnóstico precoce é essencial para o tratamento eficaz de qualquer condição de saúde, especialmente quando se trata de cardiopatia congênita.
Estamos comprometidos em fornecer o melhor atendimento médico e oferecer suporte emocional durante toda a sua jornada.