Meu bebê morre de vontade de comer chocolate. Posso dar a ele?
As crianças, curiosas que são, querem experimentar tudo o que os adultos fazem ou comem. No caso do chocolate, uma especiaria apreciada pela maioria das pessoas, seu cheirinho e aspecto deixam a molecada com mais vontade ainda. Entretanto, é preciso prestar muita atenção antes de oferecê-lo ao bebê, pois o chocolate é um alimento bem calórico e pode prejudicar o apetite da criançada – ainda mais na fase inicial da introdução à alimentação com sólidos.
Segundo os especialistas, o ideal é que uma criança só experimente chocolate a partir de 1 ano e, ainda assim, em pequenas quantidades. Isso porque, como contém açúcar e leite na sua composição, o chocolate poderá dar gases e um certo desconforto abdominal se consumido em excesso.
Outro aspecto que merece atenção são as possíveis reações, já que as crianças podem ser alérgicas a algum dos ingredientes da fórmula dos chocolates comercializados no Brasil, como leite, amendoim ou castanhas. Na dúvida, dê um pedacinho inicial junto com alimentos que já fazem parte da dieta dos seus filhos, assim será mais fácil monitorar e identificar a origem daquilo que pode ter provocado alguma reação.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624