Gestantes podem tomar energéticos?
Energéticos são bebidas que contêm bastante cafeína. As próprias indústrias desses produtos, como o Red Bull, indicam que o consumo deve ser limitado pelas gestantes e lactantes. As futuras mamães não precisam cortar radicalmente a ingestão dessa substância.
Não há um consenso médico sobre os efeitos da cafeína no organismo das grávidas. No entanto, os especialistas recomendam que as gestantes e as mulheres que estão tentando engravidar reduzam o consumo dessa substância, para, no máximo, 200 mg por dia.
Acredita-se que a cafeína está relacionada ao risco de abortos espontâneos e alterações no organismo do bebê. Por ser estimulante, a substância aumenta o ritmo cardíaco e o metabolismo da mãe, passando essa sensação também ao bebê. Além disso, também pode provocar insônia e dores de cabeça. Troque o café, refrigerante e chá por sucos de frutas, água de coco e leite.
É preciso ficar ligada para qualquer alteração no seu organismo durante a gravidez. Se surgirem mais dúvidas em relação à ingestão de cafeína, procure um médico.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624