Especialista do Santa Joana explica a pré-eclâmpsia, após caso de Isabella Scherer
Isabella Scherer, campeã do MasterChef 2021, foi diagnosticada com pré-eclâmpsia e, na semana passada, passou por uma cesárea para o nascimento dos gêmeos Mel e Bento.
“Ainda processando e me recuperando de tudo que vivemos ontem. Que dia especial, estamos apaixonados e hipnotizados pela Mel e pelo Bento.
Obrigada ao @drwagnerhernandez e toda a equipe pelo o cuidado e apoio durante todos esses meses, foi o parto mais tranquilo do mundo! Obrigada a @pro_matre por tudo que fez pela gente desde lá de trás, que equipe acolhedora (…)”, escreveu Isabella no Instagram.
Após este caso, o jornal Estadão publicou uma matéria sobre a pré-eclâmpsia e, para explicar a condição, conversou com o médico Mário Macoto Kondo, coordenador de obstetrícia de alta complexidade do Hospital e Maternidade Santa Joana.
O especialista explicou que o quadro pode ser grave e, como nem sempre apresenta sintomas, é muito importante realizar o pré-natal adequadamente. “A paciente vai fazer a medição da pressão e, assim, vai conseguir detectar algumas alterações”, explicou o Dr. Macoto. Entre os possíveis sintomas, estão: ganho de peso abrupto, inchaço nas mãos e no rosto, dor de cabeça, alteração visual e falta de ar.
Para ler a reportagem completa e saber mais sobre a pré-eclâmpsia, clique aqui.