Curso de Gestantes Online discute a anestesia no parto
Um dos 15 temas das aulas do Curso de Gestantes Online do Hospital e Maternidade Santa Joana é a anestesia aplicada na hora do parto. Buscando aliviar a ansiedade da gestante antes desse momento tão complicado, Mônica M Siaulys, anestesista do Santa Joana, esclarece as dúvidas mais comuns.
Os dois tipos de anestesia mais frequentes na hora do parto são a peridural e a raquidiana. “Basicamente, a diferença entre as duas está na quantidade de anestésicos e na ação da droga. Enquanto a raquidiana usa uma quantidade menor de anestésicos, a peridural contém maior quantidade. A raqui é dada de uma só vez, já a peridural é administrada continuamente, por meio de um cateter”, explica a doutora.
Geralmente, a raquidiana é recomendada para cesáreas e a peridural para partos normais, mas cada caso é único. Dependendo da situação da gestante, ela pode receber uma anestesia combinada. “Os benefícios são a ação rápida da raqui, promovendo alívio da dor, e a ação prolongada da peridural”, acrescenta Siaulys.
Anteriormente, a anestesia peridural podia atrapalhar o parto. “Hoje, como a peridural usa um volume de anestésico maior do que utilizava, por exemplo, há dez anos, a anestesia pode ser até aliada no procedimento, possibilitando que a mulher fique mais relaxada. Ela precisará ser orientada pela equipe médica no momento de fazer força, pois não estará sentindo as dores típicas do parto”, esclarece a especialista.
Procure a orientação do seu médico para saber qual será o tipo de anestesia mais indicado para o seu caso. Saiba mais sobre este e outros conteúdos do Curso de Gestantes Online aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624