Congelar seus óvulos: pode ser importante pensar nisso
A cantora inglesa Nicole Scherzinger, ex-integrante do grupo Pussycat Dolls, concedeu uma entrevista recentemente à revista Marie Claire britânica na qual fala sobre o desejo de ser mãe. Aos 34 anos, ela namora desde 2008 o piloto Lewis Hamilton, também inglês e campeão mundial de Fórmula 1 de 2008. Embora tenha manifestado a vontade de ter filhos, Nicole fez uma ressalva: não pretende fazer isso tão cedo, apenas daqui cinco anos, quando já terá 39. Diante da perspectiva de ser mãe perto dos 40, ela mesma aventou uma possibilidade: congelar seus óvulos para quando quiser concretizar o sonho.
Esta é uma realidade cada vez mais frequente nos consultórios e clínicas de reprodução assistida. Dr. Eduardo Motta, um dos responsáveis pelo Centro de Reprodução Humana Santa Joana, comenta: “Sabemos como as taxas de fertilidade decaem após os 35 anos da mulher. É importante que o obstetra oriente suas pacientes a tentar a primeira gestação até essa idade, pois as dificuldades certamente surgirão após esse período”, comenta Dr. Eduardo.
Para as mulheres que não tiverem esse objetivo até os 35 anos, uma das alternativas é o congelamento de óvulos, procedimento realizado pelo Centro e que aumenta as chances de uma gestação assistida após essa barreira natural.
Para saber mais sobre o Centro de Reprodução Humana Santa Joana, acesse aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624