É normal engatinhar para trás?
Quando o bebê começa a tentar engatinhar, ele escolhe o jeito mais fácil de sair do lugar. Engatinhar para trás é comum quando a criança tem mais força e controle nos braços do que nas pernas. Isso não significa que elas não se moverão para frente em algum momento.
Engatinhar de marcha a ré não prejudica o bebê e vai contentá-lo se ele conseguir chegar até onde quer. Ele aprenderá sozinho a engatinhar para frente quando as perninhas ficarem mais fortes. Se você quiser incentivar seu filho, coloque um brinquedo favorito pouco à frente dele. No começo a criança pode ficar irritada por não conseguir pegar o brinquedo, mas dê a ela a chance de tentar muitas vezes. Dessa maneira os músculos vão se fortalecendo até ela conseguir engatinhar na direção mais comum.
Alguns bebês nunca engatinham “direitinho” e isso é normal. Há crianças que só engatinham para trás, outras que só se empurram sentadas, outras que se movem de lado, outras que “rolam” para se locomover, outras que dão pulinhos como um sapinho. E há aquelas que só querem mesmo saber de andar. O que importa é a vontade de sair do lugar e os movimentos que a criança faz para conseguir esse objetivo.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624