Dicas para uma pele linda na gestação
Algumas mulheres ficam com a pele ainda mais brilhante e sedosa durante a gravidez. Se esse não for o seu caso, há algumas dicas para eliminar a oleosidade característica desse período.
Para evitar os cloasmas, aquelas manchas que aparecem na pele na gestação, o ideal é reduzir a exposição solar e fazer o uso constante de protetores ou até bloqueadores solares, mesmo em dias nublados. Chapéus e roupas feitas de tecido à prova de radiação UV também são indicadas para minimizar os danos causados pelo sol.
Para quem já tem manchas, há tratamento. No entanto, é necessário prestar atenção e conversar com seu médico para ver se o princípio ativo usado não prejudicará o bebê. O ácido retinóico deve ser evitado. Existem outras opções de tratamento que não prejudicam o desenvolvimento do feto, como o ácido azeláico.
Além dos cuidados com o rosto e manchas, as gestantes também devem ter atenção extra com a pele do corpo, principalmente da barriga e costas, que sofrem com o estiramento. Há como preveni-las, porém não é garantido que nenhuma estria apareça, pois cada mulher tem características diferentes e também é necessário ficar de olho no peso.
Existem muitos tratamentos disponíveis para amenizar as estrias: cremes manipulados, ácidos, peeling e laser. Entretanto, para saber qual o melhor tratamento para você — e aqueles que são permitidos nessa fase — consulte sempre o seu dermatologista.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624