Entenda sobre Medicina Fetal e gravidez de alto risco no Curso de Gestantes Online
Uma grávida bem informada está mais apta para garantir que a sua gestação se mantenha saudável até o final. Foi pensando em melhorar a qualidade de vida das futuras mamães, deixando-as mais seguras, que o Hospital e Maternidade Santa Joana lançou no último mês o Curso de Gestantes Online, em 15 vídeos que discutem diferentes aspectos da gravidez.
Um desses temas é Medicina Fetal e Gravidez de Alto Risco. Segundo o Dr. Antônio Fernandes Moron, coordenador do Serviço de Medicina Fetal do Santa Joana, 20% das gestações não chegam até o final. O aborto espontâneo – quando a gravidez termina acidentalmente antes completar 20 semanas – é muito comum e, geralmente, ocorre até a 12ª semana, momento em que os principais órgãos do bebê estão se formando. Às vezes o aborto é tão precoce que muitas mulheres não descobrem que estavam grávidas.
O sangramento vaginal, que pode ser seguido de fortes dores abdominais e contrações uterinas, é o principal sintoma do aborto. As más formações – problemas cromossômicos – impedem o desenvolvimento do bebê e são as causas mais comuns de abortos espontâneos. Elas podem ocorrer por vários motivos, como a idade materna avançada, diabetes, uso de drogas, entre outras. A gravidez ectópica – quando o embrião se desenvolve fora do útero – também é uma causa comum. Caso aconteça qualquer sangramento ou outro sintoma em sua gestação, procure urgentemente o seu obstetra, que fará exames para confirmar o aborto e verificar se há necessidade de realizar uma curetagem.
Para conhecer mais sobre esse e outros assuntos sobre gravidez, acesse o Curso de Gestantes Online aqui.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624