Altos e baixos na gravidez: como controlar seu estado emocional
Nesta fase, a gestante oscila facilmente entre a felicidade e a tristeza. Com o aumento dos hormônios progesterona e estrógeno como possível causa, esta variação de humor, que inclui crises de choro, é totalmente normal.
– Mais frequentes durante as primeiras 12 semanas de gravidez, estas sensações tendem a diminuir conforme o período de gestação avança.
– Para superar a preocupação e a ansiedade, recomenda-se que a gestante compartilhe os seus medos e inseguranças com o seu companheiro, amigos e familiares, tentando não ser tão exigente consigo mesma ou se sobrecarregar de tarefas.
– Algumas mulheres sentem-se mais fortes, importantes e seguras na gravidez, pela sensação de plenitude que o ato de gerar um filho lhes proporciona.
-As mudanças no corpo também podem ser fatores de alteração emocional. Enquanto algumas grávidas sentem-se orgulhosas dessas transformações, outras podem sentir insegurança diante dessa realidade transitória.
– A proximidade com o parto tende a deixar as gestantes mais ansiosas. O ideal é seguir as recomendações de seu obstetra para este momento, manter a alimentação equilibrada, encerrar os preparativos para o enxoval e o quarto do bebê o quanto antes e tentar relaxar nos últimos dias.