Por que a mamãe deve comer de três em três horas?
Durante a gestação, ter uma alimentação saudável é muito importante. Comer de três em três horas é fundamental e ajuda a diminuir a azia e os enjoos. Os hormônios que atuam na gravidez complicam a digestão da gestante, por isso, esses desconfortos podem ser reduzidos com refeições menores.
Outra boa razão para evitar longos períodos de jejum é manter as taxas de açúcar no sangue estáveis. Crises de hipoglicemia podem ser prejudiciais à mamãe e ao bebê. A alimentação fracionada mantém a grávida saciada o dia todo, o que contribui para controlar o seu peso. O aumento excessivo de peso pode causar complicações, como a pré-eclâmpsia, que, em casos extremos, pode representar riscos para a mãe e bebê.
O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia, incluindo na dieta alimentos que são ricos em fibras, como frutas, verduras e cereais. É interessante guardar lanches em lugares estratégicos, fáceis de serem acessados, como na gaveta do trabalho ou no porta-luvas do carro.
O lanche da noite, três horas após o jantar, é a refeição mais complicada de ser digerida. Por isso, deve ser leve, mas consistente para a mamãe não acordar no meio da noite. Uma boa sugestão é:
1 xícara de chá de erva-cidreira com 1 colher (chá) de mel + 2 torradas integrais
1 copo de leite desnatado com achocolatado + uma unidade de queijo tipo polenguinho
1 xícara de chá de frutas vermelhas com adoçante + um pedaço pequeno de bolo simples
1 pote de iogurte com lactobacilos
2 unidades de queijo tipo polenguinho
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624