Vida moderna: congelando papinhas
O cotidiano agitado da maioria das mulheres pede agilidade. Depois que volta ao trabalho, a maioria das novas mamães depara-se com um grande desafio: como garantir uma alimentação saudável para o bebê no dia a dia? Quem não tem ajuda em casa e precisa se virar sozinha pode optar pelo congelamento das papinhas.
Em geral, as papinhas de legumes à base de caldo de carne ou frango podem ser congeladas facilmente, desde que não contenham maionese, ovos, vegetais crus, iogurte, folhas de verduras e de frutas, além de banana. Outra restrição diz respeito ao congelamento de sobras: a papinha que entra em contato com a saliva pode estragar mais facilmente.
O ideal é acondicionar as porções em recipientes de plástico ou de vidro, lavados com sabão ou detergente e água quente. É necessário esfriar todo alimento antes de congelar. Para ganhar tempo, logo depois de preparar a papinha, acelere o resfriamento, colocando os recipientes com as porções, ainda quentes, em contato com água gelada.
Em cada recipiente, coloque uma etiqueta com a data do congelamento e os ingredientes da papinha, para poder intercalar nutrientes ao longo da semana. E, atenção, nunca congele novamente um alimento que já foi congelado.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624