Como se prevenir de alergias no período de baixa umidade
O ar seco é um dos principais vilões quando o assunto é boa respiração. Comum principalmente no outono e no inverno, o baixo índice de umidade do ar faz com que a poluição aumente, favorecendo o surgimento de doenças respiratórias e cardiovasculares.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera estado de atenção quando a taxa de umidade relativa do ar fica abaixo dos 30%. Abaixo dos 20% é considerado estado de alerta e abaixo dos 12%, estado de emergência. Nessas condições, é comum a ocorrência de complicações respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, provocando sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação dos olhos.
Atenção especial deve ser dada às crianças e idosos. O grupo também de maior risco é formado pelos portadores de doenças respiratórias crônicas e alérgicas pois o ar seco irrita a mucosa das vias respiratórias, isto é, nariz, seios da face, garganta e os pulmões, que acaba culminando com exacerbação do quadro alérgico (rinite e crise asmática) e infecções do trato respiratório como bronquites, otites, faringites, traqueites e até pneumonias que podem se tornar uma situação de risco, levando à internação e a outras complicações.
Se a umidade estiver entre 20% e 30%:
– Evite exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h
– Umidifique o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água
– Sempre que possível permaneça em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas
– Consuma água à vontade.
Entre 12% e 20% – Estado de Alerta
– Cancele exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h
– Evite aglomerações em ambientes fechados
– Use soro fisiológico para olhos e narinas
Abaixo de 12% – Estado de emergência
– Observe as recomendações para os estados de atenção e de alerta
– Determine a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h
– Durante as tardes, mantenha úmidos os ambientes internos, principalmente quarto de crianças.
Uma outra dica são os umidificadores, que podem provocar doenças se não forem mantidos limpos adequadamente ou se os níveis de umidade ficarem muito altos. Por isso, monitore os níveis de umidade e mantenha o seu umidificador limpo.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624