Seu filho se machucou? Saiba como lidar com imprevistos
Sustos com os pequenos como cortes, quedas, arranhões e intoxicações fazem parte da rotina dos pais. Mas o que fazer nesses momentos? Vale destacar que buscar atendimento médico é sempre a melhor opção, mas, muitas vezes, é necessário prestar auxílio imediato à criança. Veja, abaixo, um guia de como proceder em emergências:
– Intoxicação: na fase em que engatinham ou já andam, as crianças ficam mais expostas aos produtos químicos e tóxicos, como materiais de limpeza e medicamentos. Se isso acontecer, a criança deve ser levada o mais rápido possível ao hospital.
– Engasgo e obstrução: se a criança engolir um objeto, não tente enfiar o dedo em sua garganta, sob o risco de causar um problema ainda maior. Se a criança não estiver respirando, vale a dica para cada idade. Se ela tiver menos que um ano, deite-a de bruços no seu antebraço, apoiando o tórax e a cabeça dela em sua mão. Com a palma da mão, dê várias pancadinhas em suas costas. Se a criança tiver entre um e oito anos, peça para ela tossir.
– Queimaduras: os casos mais sérios devem ser tratados em hospital. No caso de queimaduras leves, não use produtos como pasta de dente, óleo ou folhas de plantas, que podem causar infecções. Use apenas água e sabão para limpar o local, não cubra o ferimento e consulte o pediatra sobre a necessidade de analgésicos.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624