A chegada de um bebê não precisa mudar tudo
Muitos pais encaram a chegada do filho como um divisor de águas no relacionamento e na vida em família. No entanto, a vida com o filho deve se aproximar ao máximo do que era a vida do casal, mas com ponderação. Se querem levar a criança para jantar fora com os amigos, os pais podem adiantar o horário do programa e evitar sair às nove da noite, quando o pequeno já está dormindo. A rotina é o que dá segurança para a criança se desenvolver e ela depende disso.
Por outro lado, as crianças também devem se adaptar aos hábitos dos adultos. Não dá mais para ouvir música pesada no último volume, mas tampouco é preciso baixar um decreto de silêncio absoluto na casa, já que a criança vai se acostumando à rotina da casa e todos vão convivendo melhor.
Poupar as crianças de tudo que os pais imaginam que causará desconforto cerceia o crescimento saudável. Por excesso de zelo, os pais acabam deixando de apresentar o mundo para a criança. Ajudar a criança a desenvolver todo seu potencial, permitindo a ela enfrentar situações diversas no tempo adequado, é a base do conceito do “estímulo oportuno”.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624