Você sabia que sua saúde bucal pode afetar a gravidez?
Apesar de nenhum estudo científico comprovar esse fato, há cada vez mais evidências sugerindo a existência de uma relação entre as enfermidades gengivais e os nascimentos prematuros, e de bebês que nascem com peso abaixo do normal.
Outros estudos devem ainda ser feitos para que se saiba de que maneira as enfermidades gengivais afetam a gestação. Entretanto, sabe-se que essas doenças aumentam os níveis dos fluidos biológicos que estimulam o trabalho de parto. Os dados também sugerem que quando uma enfermidade gengival piora durante a gravidez, o risco de o bebê nascer prematuro aumenta.
Por isso, o melhor conselho que se pode dar a uma mulher que está pensando em engravidar é ir ao dentista e resolver todos os problemas bucais. Durante a gestação, seus dentes e gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624