Ondas de calor repentinas também fazem parte da gravidez. Entenda o porquê
As variações nos níveis hormonais, especialmente as quedas do estrogênio, são responsáveis pelas ondas de calor que fazem muitas grávidas chutarem os cobertores para fora da cama mesmo quando está frio ou precisar ficar se abanando com um papel qualquer na fila do supermercado.
O desconforto geralmente é maior na cabeça, no pescoço e no peito, e, infelizmente, pode levar uns bons minutos para ir embora.
Essas ondas de calor costumam acontecer mais no segundo e terceiro trimestres da gravidez e, prepare-se, até mesmo depois da chegada do bebê. Isso porque após o parto os níveis hormonais baixam e se mantêm menores para quem amamenta.
Fique só atenta para diferenciar um calor desses que vai e vem de uma febre, que eleva de fato a temperatura do seu corpo. As febres são sinal de uma infecção e quando estão altas podem ser perigosas para a gestação.
Se tiver febre acima de 37,7 graus, o melhor a fazer é contatar seu médico para maiores orientações.
Quanto às ondas de calor, procure se vestir em “camadas”, assim fica mais fácil ficar só de camiseta quando um calorão repentino aparecer, e voltar a colocar o casaco quando ele for embora.
Resp. Técnico: Dr. Eduardo Rahme Amaro. CRM: 31624