Aprenda a prevenir e tratar a otite
A otite, nome bastante falado por mães e médicos nos primeiros meses de vida do bebê, é uma infecção de ouvido comum em crianças. Estima-se que 20% das crianças de até quatro anos tenham pelo menos uma otite por ano.
Existem dois tipos de classificações da otite, variando de acordo com o local afetado. Se a infecção acometer a orelha externa, ou seja, a entrada da orelha até a membrana timpânica (tímpano), ela será chamada de otite externa. A otite interna se verifica quando a infecção está localizada depois da membrana timpânica, onde está a tuba auditiva que liga o ouvido com a região do nariz e garganta.
As otites são as causas mais comuns de perda de audição em crianças mas, se diagnosticadas e tratadas corretamente, a audição geralmente volta aos limiares de normalidade. Por trazer problemas tão sérios, os pais devem ficar atentos aos sinais da infecção de ouvido. A otite externa é uma inflamação da pele do ouvido causada por fungos ou bactérias. Aparece principalmente no verão, quando as crianças ficam muito tempo em piscinas ou mar. O excesso de umidade no local é perfeito para a proliferação de fungos e bactérias, ainda mais se a água estiver contaminada. A natação também provoca otite externa.
Cuidado com os “intrusos” no ouvido – O uso de hastes de algodão, grampos ou objetos que as crianças colocam dentro do ouvido ferindo o conduto auditivo também pode causar inflamação. Lembre-se que cera não é sujeira: é proteção para o ouvido. Só um médico pode fazer a limpeza do ouvido. A limpeza em casa deve ser feita com um pano macio enrolado no dedo e passada na parte de fora da orelha.
Normalmente, a otite externa não vem acompanhada de febre, mas dói muito só de encostar no local, e há coceira. Vermelhidão, inchaço, secreção e perda de audição também são comuns.
O tratamento da otite externa inclui analgésicos para aliviar a dor, antibióticos e antifúgicos, como medicação tópica (gotas). O calor local ajuda a suavizar a dor e, caso ocorra secreção, a região deve ser limpa com orientação médica.