O passo a passo do pré-natal – Exames em cada trimestre
Ontem, falamos sobre os primeiros exames que o obstetra irá pedir em sua primeira consulta de pré-natal. Hoje, saiba quais exames serão realizados nos três primeiros trimestres da gestação.
– 1º trimestre – entre 11 e 14 semanas
Ultrassom morfológico: avalia as malformações fetais e a translucência nucal, a qual pode dar indícios da Síndrome de Down; para confirmar este quadro fazem-se os exames beta HPG livre e PAPP-A.
– 2º trimestre – entre 20 e 24 semanas
Ultrassom para acompanhar crescimento fetal, peso e líquido da placenta;
Glicemia com sobrecarga: retira-se sangue depois da ingestão de uma alta taxa de glicose a fim de averiguar a ocorrência de diabete gestacional.
– 3º trimestre – entre 30 a 32 semanas
É o período ideal para realização do ultrassom 3D (imagem estática) ou 4D (imagem com movimento): com essa tecnologia é possível ver melhor órgãos internos do feto, como o funcionamento do pulmão. São mais indicados para casos de desconfiança de malformações, em virtude do grande detalhamento da imagem, e nas gestações normais contribuem para aumentar ainda mais o vínculo entre pais e nenê.
– Período final da gestação – entre 34 a 36 semanas
Ultrassom obstétrico: Verifica o desenvolvimento do feto de acordo com a idade gestacional;
Repetição do exame para HIV e sífilis: é importante rastrear novamente, porque essas doenças podem ser transmitidas ao bebê durante o parto;
Streptococus do grupo A (bactéria existente no trato intestinal normalmente): pesquisar se há na vagina ou no ânus, pois no parto pode passar à criança e gerar infecção pulmonar – importante causa de morte no primeiro dia de vida do recém-nascido.