Gestantes podem controlar doenças comuns da estação
As mudanças bruscas de temperatura, típicas da estação, podem acarretar efeitos colaterais no corpo humano, geralmente por conta de choque térmico – quente para o frio e vice-versa -, ou tempo seco. Assim como toda a população, a gestante não está livre de uma gripe, um resfriado, uma crise de asma, rinite ou sinusite. Por isso, o Hospital e Maternidade Santa Joana (www.hmsj.com.br), dá dicas de como a grávida pode se prevenir ou amenizar os efeitos colaterais das doenças mais frequentes no Outono.
Segundo Carla Ferreira Kikuchi, obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana, nessa época do ano, as doenças mais comuns são aquelas que atingem o trato respiratório. No caso da gestante, o cuidado tem que ser redobrado uma vez que a administração de medicamentos é limitada. “É importante uma orientação do obstetra para avaliar a necessidade de medicações. Geralmente, repouso relativo e hidratação são os procedimentos mais recomendados”, diz a obstetra.
Já a vacinação contra a gripe, no entanto, é recomendada uma vez que a gestante se enquadra no grupo de risco no caso de agravamento da doença – junto com idosos e portadores de doenças crônicas. “A vacinação contra a gripe diminui a chance de complicação, inclusive de sinusite e pneumonia”, diz Dra. Carla. A proteção do bebê também é feita de forma indireta por meio dessa vacinação, conferindo imunidade ao recém-nascido durante os seis primeiros meses de vida. A gestante pode tomar a vacina tranquilamente, sem risco de efeitos colaterais, desde que não tenha alergia a ovo.
No caso de asma e rinite, o acompanhamento do obstetra e do pneumologista é indispensável, principalmente para a administração de medicamentos específicos. “Além disso, medidas simples como o controle ambiental, evitando o contato com alérgenos – ácaros e odores fortes – e mudanças bruscas de temperatura podem ser medidas preventivas, garantindo uma gestação mais agradável”, explica a médica.
Alimentação saudável, boa qualidade de sono e a prática de exercícios físicos também contribuem para um sistema imunológico equilibrado. Evitar locais com aglomeração de pessoas e ambientes fechados onde possam ter pessoas sabidamente doentes são algumas formas de evitar o contágio e preservar a saúde durante a gestação.