Parto em casa, na maternidade
A busca pela simplicidade no ato de dar à luz tem levado algumas mulheres, suas famílias e seus obstetras a um paradoxo: depois de vivenciar um pré-natal cercado de recursos, com acesso aos exames mais sofisticados e até a procedimentos intrauterinos, optar pelo parto em casa pode soar, no mínimo, como uma opção incoerente.
A ideia de fazer o parto em casa voltou ao universo de algumas gestantes graças a um movimento de retomada das origens, que prega o parto vaginal em vez da cesárea. No entanto, o procedimento realizado em casa pode expor a mãe e o bebê a situações que seriam muito mais facilmente controladas em uma maternidade.
Hoje, é possível desfrutar desse acolhimento familiar e dos benefícios de um parto normal dentro de uma maternidade, como é o caso do Hospital e Maternidade Santa Joana, pioneiro em conceitos como o LDR (Labor and Delivery Room).
As Suítes LDR, ou simplesmente Suítes para Parto, oferecem o conforto de um lar com a segurança de uma completa estrutura hospitalar. No mesmo ambiente, a mãe e seu acompanhante permanecem juntos durante o período que antecede o nascimento, vivenciando o trabalho de parto. Amplo espaço físico, som ambiente e uma banheira ajudam a gestante a relaxar, superar a ansiedade, as dores e esperar o grande momento.
Ali mesmo, as estruturas do quarto permitem transformá-lo rapidamente em um pequeno centro obstétrico. Depois de já ter o bebê em suas mãos, a mãe pode iniciar a amamentação e permanecer na suíte no período de recuperação pós-anestésica.