Mulheres sedentárias podem começar a se exercitar na gestação?
Você não praticava exercícios físicos antes gestação? Neste caso, na hora de elaborar um plano de treinos para este período, essa informação deve ser considerada. Isso porque mulheres que estão acostumadas ao esporte têm menos restrições.
�
O primeiro trimestre, fase mais arriscada, em que as chances de um aborto espontâneo são maiores, recomenda repouso, caso a mulher não tenha praticado exercícios antes. Já as mulheres habituadas à prática esportiva podem manter a rotina de treino, desde que mais leve. Os treinos de musculação podem continuar, mas sem pegar muito peso ou fazer movimentos que exigem demais do abdômen, como o leg press. Os agachamentos com o peso do corpo estão permitidos, assim como os abdominais.
No segundo trimestre, a barriga já começa a aparecer e pode atrapalhar a execução de alguns movimentos. Nas aulas próprias para gestantes, os professores dão ênfase a técnicas de respiração e exercícios de fortalecimento do assoalho pélvico, que ajudam na hora do parto. Uma boa dica para esta fase, em que o centro de equilíbrio está mudando, são as pedaladas na ergométrica.
No último trimestre, os exercícios na água são os mais indicados. Isso porque você não sente o peso do corpo e fica com mais disposição para seguir as aulas.