Atividade física: pode e deve!
Praticar exercícios é fundamental para a saúde da gestante e do bebê. Não há dados que indiquem que a mulher grávida precise limitar a intensidade de exercícios e submeter-se a frequências cardíacas mais baixas. Para àquelas sem nenhum risco adicional na gestação e nos resultados perinatais, é totalmente recomendado exercitar-se durante a gravidez, com treinamento leves ou moderados. Exercícios regulares (pelo menos três vezes por semana) são preferíveis às atividades intermitentes.
Alguns movimentos simples podem ser feitos diariamente para garantir maior bem-estar. Veja como a atividade física pode ajudar você a passar ainda melhor pela gestação:
Exercícios de elasticidade – favorecem o metabolismo e a circulação. Geralmente, são movimentos energéticos, de grande amplitude, dos membros superiores e inferiores.
Exercícios de flexibilidade – úteis para equilibrar a musculatura das costas, abdome e assoalho pélvico, contraídos pela postura gravídica. São pequenos movimentos de extensão, de flexão e de rotação do tronco, preferencialmente realizados em posição sentada ou deitada.
Exercícios para abdome – alternam contração e relaxamento, procurando conscientizar a gestante em relação à sua percepção corporal, preparando-a para o parto.
Veja outras dicas no Espaço Saúde da Mamãe, no site do Hospital e Maternidade Santa Joana.