Menino ou menina: o dia da fecundação pode definir o sexo do bebê
Já sabemos há muito tempo que o que determina o sexo do bebê é o espermatozóide. Os homens produzem espermatozóides masculinos e femininos (Y e X) respectivamente. A combinação XX determina que o bebê será menina e XY que será um menino.
O espermatozóide masculino tende a andar mais depressa, conseguindo alcançar o óvulo mais rapidamente. Portanto, se a mulher quiser engravidar de um menino, o indicado é ter relações sexuais no dia em que está ovulando. O espermatozóide masculino, apesar de mais rápido, tem uma vida mais curta. Portanto, para chegar até o óvulo é necessário que esteja o mais perto possível.
Já para engravidar de uma menina, o correto é ter relações sexuais algum tempo antes da ovulação para que o espermatozóide feminino, que é mais lento, sobreviva e chegue até o óvulo, diferente do que acontecerá com o espermatozóide masculino, que morrerá antes de chegar ao óvulo. Embora a regra seja baseada em lógica científica, alguns fatores como o grau de acidez do colo do útero da mulher também podem influenciar no sexo do bebê.